Ministra da Saúde: “o isolamento social é para levar a sério”

A partir da próxima semana, serão tomadas um conjunto de medidas e feito um reforço de meios para combater o surto de coronavírus, em Portugal, avançou ontem a ministra da Saúde, Marta Temido, durante uma conferência de imprensa.

Nesta altura, são 169 os casos confirmados de infetados no país, pelo que a ministra da Saúde garante ser importante que todos colaborem. “Entrámos numa fase de crescimento exponencial da epidemia e é muito importante que todos colaborem nas medidas de contenção”, assegurou.

“Estamos num momento de contenção e de apelo a que o isolamento social seja mantido e isso é mesmo uma prática que deve ser levada a sério”, declarou, apelando ao civismo da população.

Com o aumento do número de casos, se até aqui, todos os doentes com Covid-19 eram internados, agora muitos vão passar também a ser tratados em casa, em ambulatório. Está ainda a ser redesenhada a testagem em casa e a criação de centros específicos para a realização de testes.

Também as prescrições a doentes crónicos vão ser alargadas para um maior período de tempo. O atendimento em farmácias está garantido, através de postigos.