Exposição Canina de Elvas adiada. Festival da Juventude em análise

O surto de Covid-19 está a motivar, desde a semana passada, o encerramento ou o condicionamento do acesso a serviços públicos, escolas, hospitais e outros equipamentos em Portugal. Conferências, provas desportivas ou eventos culturais também estão a ser afetados.

Em Elvas, a Câmara Municipal prevê “cancelar a realização da Exposição Canina Internacional de Elvas”, segundo o vice-presidente da autarquia elvense, Cláudio Carapuça. “Temos, neste momento, um plano de contingência aprovado, de acordo com as orientações do despacho governamental e estamos atentos ao que vai acontecendo no país e a câmara”, sublinhou.

Cláudio Carapuça referiu que “o próprio Festival da Juventude e Académico de Elvas está em análise, em função das decisões do Governo. Vamos ver o que o Conselho Nacional de Saúde vai deliberar. Podemos garantir aos elvenses que a Câmara Municipal de Elvas tem vindo a tomar as diligências necessárias, sem grandes alarmismos e sem entrar em pânico”.

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, disse ontem que o “fecho de fronteiras ainda não foi identificado como absolutamente essencial”, mas que poderá ser uma das opções tomadas.

Cláudio Carapuça mostra-se “preocupado, mas com esperança que não seja uma medida tomada a curto prazo”.

Hospitais, estabelecimentos prisionais, escolas e clubes desportivos já tomaram algumas medidas de contenção relacionadas com o COVID-19.