Aluguer de bicicletas em Badajoz retomado em maio

O serviço público de aluguer de bicicletas em Badajoz esteve suspenso no início do ano, para ampliar a rede, mas prevê-se que possa reabrir em maio, com seis novas bases.

Para além das novas bases, o funcionamento para os utilizadores desta rede também estará melhorado, com a implementação de 75 bicicletas mas resistentes com sistema anti vandalismo.

As novas paradas terão dez âncoras, duas delas mistas, de forma a ser possível conectar as futuras bicicletas elétricas, uma vez que está previsto incorporar este serviço futuramente.

As bases situam-se na zona antiga da cidade e na margem direita, foram também instaladas na Avenida D. Carlos I e na Praça de Cervantes, na San Atón vão ser substituídas para um ponto mais acessível, uma vez que agora que localizam na Rua Marín Cansado. Também na Praça de San José, na porta do Instituto Castelar e junto ao instituto San José, na Avenida Padre Tacoronte. No total, há 31 estações espalhadas por toda a cidade.

O concejal dos Transportes, Jesús Coslado, recordó  que a modernização do serviço público de aluguer de bicicletas  conta com investimento de 140 mil euros de fundos da Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado.

Com a instalação do novo software, não serão necessários os monitores do ponto de informação para utilizar este serviço, mas os ecrãs serão elimindados de forma progressiva, e o aluguer das bicicletas pode ser feito através de uma aplicação no telemóvel, que irá permitir reservar com antecedência as bicicletas. Da mesma forma que não será necessário deslocar-se ao banco para pagar as taxas, já que será possível através de cartões de crédito.

O novo sistema informático também permite conhecer, em tempo real, o uso das bicicletas e as possiveís incidências, o que permite ganhar uma maior eficácia. O Biba, serviço de aluguer de bicicletas conta com 100 bicicletas na rua, entre 50 e 60 de reserva.

O serviço de aluguer de bicicletas de Badajoz é o único na região, onde se tem mantido desde 2009 com 11 paragens, e no final de 2013 eram já 23. Segundo as estatísticas, a maioria dos usuários utilizam a bicicleta como meio de transporte para deslocar-se mais do que por lazer, são mais usadas os dias de semana em horário laboral  do que aos fins de semana.