Christopher Bochmann visita Academia de Música de Elvas

A Academia de Música de Elvas recebeu ontem, 4 de março, o professor Christopher Bochmann, figura tutelar do ensino, composição e direção no panorama musical português.

Bochmann apresentou a palestra “Tendências da Música Contemporânea”, promoveu a audição de diversos exemplos musicais e interpretou diferentes excertos selecionados ao piano. No final, conversou com vários alunos de Análise e Técnicas de Composição, aconselhando-os em trabalhos específicos.

Christopher Bochmann é doutorado em composição pela Universidade de Oxford. Estudou também com Nadia Boulanger em Paris e com Richard Rodney Bennett em Londres. Trabalha em Portugal desde 1980. Foi professor do Instituto Gregoriano de Lisboa e do Conservatório Nacional.

Lecionou durante 22 anos na Escola Superior de Música de Lisboa, onde desempenhou as funções de Diretor, entre 1995 e 2001, bem como Coordenador do Curso de Composição, de 1990 a 2006. Atualmente, é Professor Catedrático da Universidade de Évora, tendo dirigido a Escola de Artes entre 2009 e 2017. É ainda maestro titular da Orquestra Sinfónica Juvenil desde 1984.

Em 2004, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura.No ano seguinte foi agraciado pela Rainha de Inglaterra, Isabel II, com a condecoração O.B.E. – Officer of the Order of the British Empire.