Escola Básica 2,3 da Boa-Fé sensibiliza para cancro da mama

Uma ação de sensibilização para a prevenção do cancro da mama teve lugar ontem, terça-feira, dia 3, na Escola Básica 2,3 nº 2 de Elvas, na Boa-Fé.

Esta ação surge na sequência das atividades realizadas no mês de outubro que é dedicado à prevenção do cancro. Neste sentido a professora Ana Isabel Canito, em conjunto com algumas mães decidiu apostar nesta ação, pós laboral, de forma a que todos pudessem participar, com o objetivo “de alertar para a importância da prevenção”.

A ação foi desenvolvida em conjunto com o Grupo de Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e Cristina Bruno, coordenadora do mesmo, explica que “a prevenção é o caminho e a informação uma defesa, daí o trabalho que desenvolvem nas escolas, uma vez que é com os mais novos que se pode fazer uma mudança de hábitos”. Cristina afirma que “o papel da liga está relacionado com a prevenção primária uma vez que 20% dos casos de cancro são de origem genética e 80% está relacionado com os hábitos e formas de vida, se conseguirem mudar os mesmos é possível mudar a percentagem de doentes oncológicos”.

A enfermeira Maria José Pestana do Centro de Saúde de Elvas fez parte da organização da iniciativa e afirma que “esta é uma forma de apostar na sensibilização uma vez que tem que existir uma mudança de comportamento por parte das mulheres, para a necessidade de se conhecerem e terem tempo para elas mesmas e na vigilância da sua saúde.”

Maria José acrescenta que “a prevenção vai de encontro ao facto do tempo ser ouro e o diagnóstico precoce pode ser a diferença entre a vida e a morte”

A sessão de sensibilização para a prevenção do Cancro da Mama decorreu na tarde de ontem, na Biblioteca da Escola Básica 2,3 da Boa-Fé.