Campo Maior realça importância do ensino profissional

A qualidade na educação e na formação profissional estiveram ontem à tarde em debate, no decorrer do primeiro Encontro Regional do Ensino Profissional, que se realizou no auditório da Escola Secundária de Campo Maior.

Jaime Carmona, diretor do Agrupamento das Escolas de Campo Maior, garante que este encontro teve por principal objetivo “demonstrar que o Ensino Profissional é mais um caminho para os alunos”, sendo que o mesmo “deve ser valorizado”.

Carmona lembra que os cursos profissionais dão dupla certificação aos alunos, ficando habilitados para exercer uma profissão, ainda que não negue que o ensino profissional continua a ser uma forma de combater o abandono escolar. “Há quem recorre o ensino regular do ensino e segue aquilo que é o mais tradicional, mas também há quem possa escolher este caminho e prosseguir estudos, o que é fundamental”, acrescenta.

O diretor do agrupamento lembra a ideia associada, durante muitos anos, a estes cursos profissionais que, no seu entender, é “totalmente errada”: “durante muito tempo, pensou-se que só iam para estes curtos, os alunos com problemas e com menos capacidades e não é nada disso”.

Albano Silva, presidente do Politécnico de Portalegre, e um dos oradores deste encontro, também lembra que o Ensino Profissional “nasceu com o estigma que é para os alunos com menos competências, mas há que dar a volta a isso”. Albano Silva adianta ainda que é relativamente pequena a percentagem de alunos que, após concluído o Ensino Secundário Profissional, ingressam no Ensino Superior, pelo que é necessário “criar as fileiras formativas e permitir que os alunos possam seguir os seus estudos ligados à prática profissional e às empresas”.

Neste encontro, que resultou numa conversa com os alunos da Escola Secundária de Campo Maior, participaram ainda a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, o município de Câmara de Campo Maior e o Grupo Nabeiro.

No ano letivo em curso, a Escola Secundária conta com quatro cursos profissionais: Técnico Auxiliar de Saúde, de Turismo Rural e Ambiental, Sistemas Informáticos e Técnico de Assistente Psicossocial.