O Clube de Orientação de São Pedro da Gafanhoeira, no concelho de Arraiolos, “Gafanhori”, foi criado em 2005 por um grupo de jovens praticantes de Orientação.
Inicialmente, eram 13 jovens a começar a prática desta modalidade desportiva; entretanto, a mesma começou a crescer e muitos atletas já representaram Portugal. Desta forma, o “Gafanhori” é fundado oficialmente em 2008, e tem vindo a organizar várias competições a nível distrital, nacional, ibérico, e até a nível internacional onde estiveram presentes cerca de 1000 a 1500 atletas de vários países.
Desde então, manteve a sua atividade relacionada com a organização de provas de Orientação e a participação nos eventos do calendário da Federação Portuguesa de Orientação.
A orientação tem como objetivo “percorrer vários pontos, com base num mapa, que pode ser feita a andar, correr ou de bicicleta, e até mesmo em cadeira de rodas, visto que existe já orientação adaptada”, como explica Tiago Ribeiro, da direção do clube, que acrescenta que o melhor da modalidade “é o contacto com a natureza”.
O Gafanhori vai organizar este sábado e domingo, dias 29 e fevereiro e 1 de março, a Prova Internacional de Orientação, em Arraiolos, algo que “surgiu de forma natural”, segundo Inês Catalão, membro da direção do clube, que afirma ainda que “têm organizado as provas em anos anteriores, e que correram muito bem”.
“O trajeto tem lugar na Herdade da Mata, em Santana do Campo, com duas provas, dia 29, durante a tarde, manhã e noite com um sprint em São Pedro da Gafanhoeira onde vão dinamizar a aldeia, já no dia 1 vão percorrer uma distância longa de 17 quilómetros, na Herdade.”, refere Tiago.
Este é considerado o maior evento desportivo no concelho de Arraiolos, com a organização do 3º Meeting lnternacional de Orientação de Arraiolos, onde são esperados 1200 participantes, vindos não só de Portugal mas de todo o mundo, já que a prova é pontuável para o ranking mundial.