Final do Festival RTP da Canção em Elvas no dia 7 de Março

A final do Festival da Canção deste ano, marcada para 7 de março, vai decorrer em Elvas, conforme já noticiámos anteriormente, sendo apresentado por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

Elvas sucede a Guimarães e a Portimão, que acolheram a final do concurso em 2018 e 2019, respetivamente.

A escolha de Lisboa como cidade que iria acolher o Festival Eurovisão da Canção em 2018, depois de, no ano anterior, Portugal ter vencido o concurso pela primeira vez (com “Amar pelo dois”, tema interpretado por Salvador Sobral), gerou na altura reclamações por parte de vários autarcas.

Nesse ano, a RTP anunciou que a final do concurso passaria a realizar-se sempre numa cidade diferente. Guimarães, em 2018, foi a primeira.

O diretor de programas da RTP1, José Fragoso, referiu que “depois do Norte e do Sul”, a estação pública tinha “apontado ao Centro nesta edição”.

“Elvas é uma cidade belíssima e geograficamente está num ponto estratégico. É uma zona ao Centro e Interior, como queríamos”, afirmou.

No entanto, as semifinais continuaram a realizar-se em Lisboa, nas instalações do canal público. Este ano, as duas semifinais decorrem a 22 e 29 de fevereiro. A primeira semifinal será apresentada por Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira e a segunda por José Carlos Malato e Sónia Araújo.

A primeira vez que o Festival da Canção se realizou fora de Lisboa foi em 1983, no Coliseu do Porto, tendo depois disso passado por locais como sido Funchal (1987), Évora (1989) e Santa Maria da Feira (2001).