Festas do Povo no desfile de Carnaval Escolar de Campo Maior

Cerca de 800 crianças de Campo Maior, entre alunos do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, Jardim de Infância “O Despertar” e Centro Educativo Alice Nabeiro, saíram na manhã desta sexta-feira, 21 de fevereiro, às ruas da vila, para festejar o Carnaval.

Em grande destaque neste primeiro corso carnavalesco campomaiorense, este ano, estiveram as Festas do Povo, com dois grupos de crianças vestidas a rigor, como manda a tradição. Outras deram mesmo corpo a pandeiretas, instrumentos essenciais para a interpretação das famosas Saias de Campo Maior.

“As pandeiretas são muito características de Campo Maior e dos campomaiorenses”, lembra o presidente da Câmara, João Muacho, que considera este corso, em parte, “um apelo àquelas que poderão vir a ser as festas do Povo de 2020”. Neste sentido, o autarca agradece o trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino que levaram para as ruas as tradições campomaiorenses.

Mas não faltaram também super heróis, princesas e príncipes, jardineiros e flores, e muitos animais da selva. Também temas ambientais estiveram em destaque neste desfile escolar, com algumas crianças vestidas de gotas de água. A assistir a este desfile estiveram várias centenas de pessoas, entre pais e avós das crianças, sobretudo, alguns deles que ajudaram na produção dos disfarces usados hoje pelos mais pequenos.

Amanhã, são os adultos que desfilam, a partir das 15 horas, pelas principais artérias da vila. A animação prossegue, no Centro Comunitário, sendo que a partir das 21.30 horas há baile com animação a cargo de Nelson Caldeira. Um concurso das máscaras tem lugar na terça-feira de Carnaval, dia 25, também no Centro Comunitário, sendo que os campomaiorenses foram convidados a dar asas à imaginação para apresentarem fatos em papel.