Cerca de 800 crianças de Campo Maior, entre alunos do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, Jardim de Infância “O Despertar” e Centro Educativo Alice Nabeiro, saíram na manhã desta sexta-feira, 21 de fevereiro, às ruas da vila, para festejar o Carnaval.
Em grande destaque neste primeiro corso carnavalesco campomaiorense, este ano, estiveram as Festas do Povo, com dois grupos de crianças vestidas a rigor, como manda a tradição. Outras deram mesmo corpo a pandeiretas, instrumentos essenciais para a interpretação das famosas Saias de Campo Maior.
“As pandeiretas são muito características de Campo Maior e dos campomaiorenses”, lembra o presidente da Câmara, João Muacho, que considera este corso, em parte, “um apelo àquelas que poderão vir a ser as festas do Povo de 2020”. Neste sentido, o autarca agradece o trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino que levaram para as ruas as tradições campomaiorenses.
Mas não faltaram também super heróis, princesas e príncipes, jardineiros e flores, e muitos animais da selva. Também temas ambientais estiveram em destaque neste desfile escolar, com algumas crianças vestidas de gotas de água. A assistir a este desfile estiveram várias centenas de pessoas, entre pais e avós das crianças, sobretudo, alguns deles que ajudaram na produção dos disfarces usados hoje pelos mais pequenos.
Amanhã, são os adultos que desfilam, a partir das 15 horas, pelas principais artérias da vila. A animação prossegue, no Centro Comunitário, sendo que a partir das 21.30 horas há baile com animação a cargo de Nelson Caldeira. Um concurso das máscaras tem lugar na terça-feira de Carnaval, dia 25, também no Centro Comunitário, sendo que os campomaiorenses foram convidados a dar asas à imaginação para apresentarem fatos em papel.