Elvas baixa no ensino não superior e sobe no superior

O concelho de Elvas registou uma diminuição do número de alunos a frequentar o ensino não superior, entre 2010 e 2018: de 4443 para 3754. Esta é uma realidade que se verifica também a nível nacional e que está espelhada no relatório divulgado pela PORDATA, um projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, considera que “estes últimos anos foram de algumas oscilações no que diz respeito ao número de alunos a entrar para o ensino secundário e que, mesmo nos anos onde há uma redução, os números não são muito significativos”.

Fátima Pinto defende que estes números estão relacionados com alguns fatores: “por um lado a obrigatoriedade da escolaridade obrigatória e por outro a aposta na escola técnica e na via profissionalizante que faz com que o número de alunos a abandonar o ensino seja menor”.

No que diz respeito ao 1º, 2 e 3º ciclos, Fátima Pinto observa que “não há uma redução significativa no número de alunos reconhecendo que a desertificação afeta muito a cidade de Elvas”.

Já no que diz respeito ao ensino superior, o número de alunos tem vindo a aumentar. Se em 2010 Elvas contava com 299 alunos a frequentar a Escola Superior Agrária de Elvas, em 2018 esse número aumentou para 369.

José Manuel Rato Nunes, diretor do estabelecimento de ensino, afirma que “a ESAE conta este ano com tem mais de 400 alunos, mas o objetivo, apesar de não ser fácil, é chegar aos 500”. O diretor afirma que antes a ESAE era a escola Agrária mais pequena do país e do IPP e atualmente “está equiparada às restantes”.

Este aumento do número de alunos “tem a ver com vários fatores, nomeadamente o facto de 75% dos alunos serem naturais de outras regiões, mas também a aposta do estabelecimento na proximidade com os mesmos, e também a oferta curricular que existe na ESAE”, sublinhou.

O concelho de Elvas vê diminuir o número de alunos no ensino não superior e, pelo contrário, vê aumentar significativamente os estudantes do ensino superior.