Cinco dias de folia em Elvas com o Carnaval à porta

Costuma-se dizer que “a vida são dois dias e o Carnaval são três”. A verdade é que, em Elvas, o Carnaval são cinco dias, uma vez que as comemorações começam já amanhã (quinta-feira), e terminam na terça-feira, dia 25, com os foliões a descansarem apenas na segunda.

A Rádio ELVAS saiu à rua para conhecer a opinião das pessoas sobre esta época festiva. Se por um lado, há quem prefira assistir ao desfile das crianças, por outro, há quem não aprecie muito o Carnaval.

Paula, por exemplo, confessa não gostar muito de Carnaval, embora assista sempre ao desfile das escolas. Já Daniel revela não gostar desta época, ainda que não tenha dúvidas da mais-valia da realização do evento na cidade. Marisa, que em outros tempos também participava no tradicional corso de Elvas, diz ser, do seu ponto de vista, um ponto positivo a realização da gala no coliseu na sexta-feira, uma vez que será a primeira vez em que os grupos se mostram à população. “Os grupos é que podem não gostar muito”, acrescenta.

João Alexandre, por sua vez, garante que, antigamente, “as pessoas divertiam-se mais”, por esta altura, do que hoje em dia. Catarina considera que o Carnaval é mais destinado às crianças, sendo que apenas se vestiu a rigor até aos seus dez anos. João Aparício assegura que, apesar de assistir sempre ao corso carnavalesco, em Elvas, as tradições, na cidade, estão a perder-se aos poucos.

Já amanhã, decorre o desfile das comadres e compadres, e na sexta-feira, o corso das escolas, durante a manhã e, à noite, a tradicional gala coreográfica no Coliseu de Elvas.

No sábado, domingo e terça-feira, os vários grupos do concelho saem às ruas do centro histórico, sendo que, no sábado, juntam-se à festa as comparsas de Badajoz e, na terça-feira, as de Olivença.