Comadres e Compadres recordam tradição e unem gerações

O Enterro das Comadres e Compadres tem lugar esta quinta-feira, dia 20, abrindo desta forma os festejos do Carnaval em Elvas. Numa conferência de imprensa realizada esta manhã na Escola Secundária de Elvas foram dados a conhecer os trâmites em que o mesmo decorre, bem como a sua importância.

Para Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, explica que “o importante é manter a tradição”, e a escola deve estar ao serviço da comunidade, e não ensinar apenas conteúdos letivos, mas também as raízes e tradições alentejanas. A diretora enaltece ainda o empenho que que os jovens têm tido para este desfile.

Este desfile conta com a colaboração da Associação Juvenil Arkus, e o professor Carlos Beirão considera que “esta é uma forma de recriar tradições, mas ao mesmo tempo juntar várias gerações”. Esta foi uma tradição recriada há cerca de 5 anos, e de ano para ano tem vindo a ser aperfeiçoada, na esperança que a mesma continue e com a participação de mais jovens.

Depois do desfile haverá, na Escola Secundária de Elvas, o tradicional almoço com cozido de grão, atuação da tuna da Escola, seguindo-se um desfile de moda, onde cada um mostra as suas indumentárias, e encerra com um baile entre jovens e seniores. Para Carlos Beirão, no final, “trata-se apenas de uma confraternização entre todos”.

António Granado da Universidade Sénior de Elvas e parte integrante deste desfile explica que “são os seniores dão vivacidade a esta alegria do Carnaval, incentivando os jovens a fazer o mesmo”.

O tradicional desfile do enterro das Comadres e Compadres tem início às 11 horas de quinta-feira na Escola Secundária de Elvas, em direção ao viaduto, com paragem no Largo da Misericórdia, onde haverá uma disputa com quadras, entre comadres e compadres, de seguida passa pela Rua da Cadeia, Rua de Alcamim e termina na Praça da República.