Natalino Borrega vê Campomaiorense ganhar aposta do judo

O Sporting Clube Campomaiorense conta, há dois anos, com a modalidade de judo, que tem como treinador Natalino Borrega.

No ano passado, o clube iniciou com 22 atletas nesta modalidade e, atualmente, são 16 as crianças que praticam judo, entre os 3 e os 11 anos de idade, que treinam no pavilhão da Escola Secundária de Campo Maior.

Natalino Borrega começou a praticar judo na Casa do Povo de Campo Maior, foi para Coimbra, onde treinou em alguns clubes, mas regressou àquele que é o “seu clube” em Campo Maior, como o próprio afirmou. O treinador é cinturão negro desde 2008 e tem um palmarés recheado: ganhou quatro campeonatos nacionais, ficou em sétimo lugar num campeonato da Europa e foi ainda o primeiro português a obter o terceiro lugar na República Checa. Natalino acrescenta que encontrou no judo “o seu cantinho”, o local onde se “sentia bem”.

Atualmente, como treinador afirma que “aprendeu muito de competição, mas a nível de formação vai aprendendo para transmitir os valores necessários a estas crianças”, como por exemplo, “a inclusão”. Na equipa, há uma criança com autismo e “todos trabalham” no sentido desta “se sentir incluída.”

Muitas vezes não é fácil manter as crianças no judo, uma vez que, para além de não ser uma modalidade muito divulgada, estas têm uma panóplia de modalidades à sua disposição e vão experimentando até perceberem qual a que preferem e para a qual sentem um a maior aptidão.

O judo caracteriza-se por “competições de um dia, tudo o que se faz é um esforço enorme e tudo o que aprendem é apresentado naquele momento”, para Natalino “é preciso saber lidar com a desilusão, porque uma pessoa, treina, por exemplo, para o campeonato nacional e naqueles cinco minutos tem que dar tudo e pode perder”.

A modalidade conta com várias graduações, que são atribuídas por um cinto de cor, consoante o grau do atleta. Quanto aos cintos, Natalino é claro, este “só serve para segurar o fato e não traduz aquilo que se aprende no tapete”, este é também um dos ensinamentos que passa aos seus atletas.

A modalidade de judo é uma aposta ganha em Campo Maior, Natalino Borrega trabalha todos os dias para melhorar e tem com o objetivo futuro angariar mais atletas para a modalidade que ministra no Sporting Clube Campomaiorense.