Ministra da Agricultura reúne em Elvas agricultores e autarcas

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, esteve reunida durente cerca de três horas, ao fim da tarde de quinta-feira dia 13, com os representantes dos agricultores e autarcas da região, no Pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a antiga Estação de Melhoramento de Plantas.

A falar aos presentes, para além da ministra, estiveram o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, o diretor regional da Agricultura do Alentejo, José Manuel Calado, o presidente do INIAV, Nuno Canada, e o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.

Dezenas de agricultores e representantes de associações ligadas ao campo intervieram, dando o seu contributo para esta auscultação aos empresário agrícolas que está a ser realizada pelo ministério. Estiveram ainda presentes, nesta reunião, o vice-presidente da câmara de Elvas, Cláudio Carapuça; e os presidentes das câmaras de Campo Maior, João Muacho; de Arronches, Fermelinda Carvalho; de Monforte, Gonçalo Lagem; de Sousel, Manuel Valério; e de Alter do Chão, Francisco Reis.

Esta reunião, fechada ao público e à comunicação social, é a primeira de nove que o Ministério da Agricultura vai realizar pelo país, até 13 de março, para ouvir os agricultores e seus representantes, com a finalidade de recolher informações antes de elaborar uma estratégia agrícola para Portugal. Estas sessão serão todas presididas por Maria do Céu Albuquerque.

Nesta sexta-feira dia 14, a comitiva da ministra da Agricultura vai estar em dois investimentos privados: de manhã na Fertiprado, em Vaiamonte, no concelho de Monforte, e à tarde no Clube de Campo do Vila Galé, no concelho de Beja. Ao fim do dia, está marcada a segunda reunião deste género em Ourique, no Baixo Alentejo.