Dia Mundial da Rádio assinalado na Cruz Vermelha de Elvas

O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de fevereiro.

A data foi escolhida pois foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.

A Rádio ELVAS assinalou este dia no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa onde a animadora sociocultural, Maria Vicente, nos referiu que “a rádio é um meio que traz muitas memórias aos utentes. Neste espaço vamos falar das memórias deles porque, em tempos, a rádio foi algo que permitiu aos nossos utentes vivenciar os acontecimentos”.

Plínio Matroca, utente da Cruz Vermelha de Elvas, refere que “quando estava em casa ouvia rádio diariamente. Às vezes até bailava sozinho”.

Martim Oliveira, natural de Evoramonte, refere que costuma “visitar a página da internet da Rádio ELVAS pois gosta muito das reportagens”. Martim deixa “uma saudação especial a todos os que estão ligados à rádio”. Ainda hoje Martim gosta de ouvir os relatos de futebol na rádio, afirma que ” a uma emoção que é dada aos relatos da bola, é extraordinária”.

Já Corália refere que “antigamente, quando não havia televisão, a rádio era a nossa companhia. Sabíamos a notícias, ouvíamos as novelas e eu gostei sempre muito da rádio”. Joaquim afirma que “ainda sou do tempo em que andávamos com a telefonia pequena no bolso para andarmos sempre a ouvir. O que eu mais gostava era de ouvir fado e os relatos do futebol”.

Agostinho refere que o tempo que com passou na Guerra do Ultramar “não teve oportunidade de ouvir muito rádio. Naquela altura, passávamos por um período de evolução da rádio”.

Severina Lopes refere que “gostava muito de ouvir rádio. Como não havia televisão, a rádio tinha um papel muito importante nas nossas vidas”.

A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo.