Festival da Juventude e Festival Medieval já têm datas marcadas

Foto arquivo

O Festival da Juventude e Semana Académica de Elvas 2020 vão decorrer, em paralelo, entre os dias 14 e 16 de maio. Já o Festival Medieval de Elvas vai animar o centro histórico de Elvas entre 3 e 5 de julho.

Estes foram alguns dos temas abordados esta quarta-feira, dia 12, em reunião de câmara e o presidente, Nuno Mocinha, refere que “tem sido objetivo da autarquia preparar os eventos com alguma antecedência, algo que está a ser conseguido este ano”.

Foi aprovado o calendário de exposições da Casa da Cultura de Elvas para o ano em curso: de jovens de Badajoz e Alentejo até 13 de março, fotografia de 6 a 24 de abril, Diocese de Évora de 27 de abril a 27 de maio, alunos da Escola Secundário D. Sancho II de 1 a 12 de junho, pintura de Nuno Ezequiel de 10 de julho a 14 de agosto, porta-chaves de Fernando Belo de 21 de agosto a 25 de setembro, Festival Traço’20 em outubro e pintura do GADICE em novembro. Foi deliberado aceitar a proposta de parceria para apresentação da comédia “Santa Mãezinha”, no Cineteatro Municipal, no dia 16 de fevereiro às 16 horas.

Foram abertas três propostas do concurso de arrendamento de uma habitação na Rua do Tabulado, em Elvas, que vão ser analisadas e ordenadas. O Tarifário dos Serviços de Resíduos para 2020 foi aprovado, tal como o Regulamento Municipal de Proteção de Dados.

A Câmara Municipal aprovou apoiar a apresentação de três livros: “Um Dia a Aldeia Acabou”, de Nuno Franco Pires, na cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, no dia 21 de março, às 15 horas; “Entre as Brumas da Memória”, de Fausto Reis, na sala polivalente da Biblioteca Municipal, no dia 15 de fevereiro, às 15 horas e “Destinos”, de Jorge Alves, na sala polivalente da Biblioteca Municipal, no dia 8 de março, às 15 horas.

Aprovadas as cedências dos espaços municipais seguintes: sala polivalente da Biblioteca Municipal, à Delegação de Elvas da Ordem dos Advogados, no dia 5 de maio, às 17.30 horas; do Cineteatro Municipal, para o espetáculo “Mal Passado – Imperfecthus”, no dia 9 de junho; do Forte de Santa Luzia, para a filmagem de um vídeo da Adega Cooperativa de Borba, entre 1 e 15 de março; da cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, ao Bloco de Esquerda, para uma reunião distrital do partido, em 15 de fevereiro; cedência das Piscinas Municipais de Elvas à PSP de Elvas; do Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas e do Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal ao Colégio Luso-Britânico, entre 20 e 22 de março; do Estádio Municipal de Atletismo ao Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, para a realização de provas escolares para o Mega Sprint do Desporto Escolar em 12 de fevereiro e do Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas, à Associação de Basquetebol do Alentejo, em 29 de fevereiro.

Atribuídos subsídios aos Agrupamentos de Escolas Nº.s 1, 2 e 3 de Elvas. Atribuídos apoios à Sociedade de Instrução e Recreio, Rugby Clube de Elvas, Associação desportiva Ialbax, Barbaris BTT Team, Núcleo Elvense de Fotografia e Cinema Amador, Um Coletivo – Associação Cultural, Clube Elvense de Natação e Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes.