Equipa de Elvas do Pro-Move-Te apresenta-se às empresas da região

Com vista a combater o desemprego jovem na região, a associação Coração Delta, do grupo Nabeiro, tem desenvolvido o programa Pro-Move-Te. Hoje, foi dia dos jovens que integram a equipa de Elvas, os “Fantásticos”, liderados por Catarina Santos, se apresentarem a algumas empresas da região.

Dionísia Gomes, coordenadora de ação social da Coração Delta, lembra que estas sessões são fundamentais, fazendo um balanço “positivo” deste projeto que, antes de chegar, nesta terceira fase, a Elvas, Campo Maior e Portalegre, passou já por outros seis concelhos do distrito de Portalegre (Nisa, Ponte de Sor e Sousel, em 2018; e Alter do Chão, Fronteira e Marvão, em 2019).

“Os resultados são positivos, porque já conseguimos integrar alguns jovens no mercado de trabalho”, adianta Dionísia Gomes, acrescentando que estas sessões de apresentação às empresas servem para os jovens demonstrarem as competências que desenvolveram, tendo em vista uma possível contratação.

Em representação da Câmara de Elvas, parceira da Coração Delta neste projeto, o vereador Sérgio Ventura garante que esta é uma “excelente iniciativa”, porque ajuda os jovens a encontrarem o seu primeiro trabalho. “Estamos satisfeitos com esta iniciativa, esperemos que continue e que tenha muito êxito”, acrescenta.

Do grupo que integrou inicialmente a equipa de Elvas, no início de dezembro, muitos já saíram, uma vez que encontraram emprego. Restam sete, sendo que, na maioria, todos eles já estão prestes a ingressar também no mercado de trabalho.

Luís Leão, por exemplo, revela que, graças ao programa, e com a ajuda da treinadora Catarina, conseguiu um estágio profissional na sua área de formação. “Vou começar muito em breve, pelo que a minha passagem pelo Pro-Move-Te já está a terminar. Consegui ficar a estagiar mesmo num sítio ideal para mim”, revela, adiantado que “a equipa é o coração deste projeto”.

Já Patrícia Pinto, licenciada em Enfermagem Veterinária, garante que a experiência tem sido “muito boa”, estando já preparada para integrar um estágio PEPAL da Câmara de Elvas. “Aqui reforcei os meus talentos. Sempre quis ter um blog, onde falava de dicas e informações relacionadas com animais e foi através do  Pro-Move-Te que me incentivaram a criar esse blog, que já está ativo”, revela.

Alexandre Tomé, outro dos jovens que hoje se apresentou às empresas, garante que tem crescido, com o Pro-Move-Te, tanto a nível profissional, como a nível pessoal. “Pertencer a esta equipa tem sido uma experiência fantástica, toda a gente me ajudou muito a inserir no mercado laboral e inclusive reformulei o meu currículo, que é uma coisa que as empresas gostam muito”, explica.

Para além de Luís, Patrícia e Alexandre, fazem ainda parte do projeto João Pedro Canhoto, Maria Santos Churra, Pedro Farrapa e e Susana Miguêns.

Esta mesma sessão, mas destinada aos jovens e aos empresários de Campo Maior, acontece já esta sexta-feira, pelas 10.30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior. A equipa Alpha Maior é liderada pelo treinador José Meira.