Secretária de Estado do Turismo e o projeto “Levantado do Chão”

O projeto literário “Levantado do Chão”, promovido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no âmbito  da Rede de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo, foi apresentado, na tarde de ontem, segunda-feira, 10 de fevereiro, nos Paços do Concelho, na presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

“Levantado do Chão” insere-se num programa estratégico de turismo cultural, na vertente de turismo literário, em que o roteiro se apresenta como um meio de valorização e de preservação da memória coletiva do concelho de Montemor-o-Novo.

Rita Marques não tem dúvidas que são projetos com “esta qualidade” que levam os turistas a fixarem-se cada vez mais, e mais tempo, na região. “As rotas literárias podem contribuir muito para a angariação de novos segmentos de mercado”, acrescenta, adiantando que todos os projetos que têm vindo a ser financiados pelo Turismo de Portugal têm sido muito importantes para “a criação de riqueza, de emprego e tem servido para chamar novos investidores”.

O roteiro inerente a este projeto valoriza um vasto percurso dentro e fora de Montemor, de um conjunto de momentos marcantes da obra “Levantado do Chão” de José Saramago, que “assinala o que foi a luta dos trabalhadores agrícolas”, explica, por sua vez, a presidente da Câmara de Montemor, Hortênsia Menino.

Este roteiro acaba por se revelar uma forma de dinamização das atividades turísticas e socioeconómicas locais através da expressividade que o património literário de José Saramago aufere no panorama cultural nacional e internacional. António Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, presente também nesta apresentação do projeto, lembra que o mesmo, “mais que um roteiro literário, é um percurso turístico”.