A animação regressa a Elvas entre os dias 20 e 25 de fevereiro, com a 24.ª edição do Carnaval Internacional da cidade, que conta com vários grupos e foliões locais e as típicas comparsas espanholas. No conjunto dos quatro desfiles principais (um escolar e três corsos), as ruas de Elvas vão ter mais de 2500 mascarados.
Ao todo, sete grupos elvenses vão desfilar pelas ruas do centro histórico, bem como grupos de comparsas de Badajoz e de Olivença, num total de mais de um milhar de participantes, a que se juntam centenas de mascarados espontâneos, que o tornam no “maior evento desta natureza da região”, segundo a organização.
Participam, nos desfiles das tardes de sábado, domingo e terça-feira, a Arkus – Associação Juvenil, Associação Aboim Jovem, Gota D’Arte, Associação Humanitária de Santa Eulália, Centro de Recreio Popular da Boa-Fé, Sociedade de Instrução e Recreio e Sociedade Recreativa 1º de Dezembro.
Um evento que prima pela diferença, nomeadamente pelo seu caráter transfronteiriço, contando com a participação comparsas espanholas, de Badajoz e Olivença, que trazem o seu colorido, as suas roupas elaboradas e os seus ritmos diferentes ao Centro Histórico da cidade, mostrando os carnavais de um e de outro lado da fronteira.
O grupo elvense “O Filho Único” encarna este ano as rainhas do nosso Carnaval e promete trazer a folia, a brincadeira e a boa disposição aos foliões nos três dias de corso.
A programação vai ter início no dia 20, quinta-feira, às 10.30 horas, com o Dia das Comadres e dos Compadres para os alunos da Universidade Sénior de Elvas e para os jovens da Associação Juvenil ARKUS, entre a Avenida da Piedade e a Praça da República. No dia 21, sexta-feira, às 10 horas, será a vez do desfile escolar, com mais de 1200 crianças, do Viaduto à Praça da República, com as máscaras dos alunos, contemplando diversos temas.
Este ano, a grande novidade é a realização da gala coreográfica, na noite de sexta-feira, a partir das 22 horas, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, porque o espaço tem de ficar liberto para os preparativos do Festival RTP da Canção. No coliseu, vai ser possível assistir às coreografias preparadas para este grande evento, que já faz parte da agenda de eventos da região Alentejo. A noite prossegue com animação pelo grupo “Orquestra d’Balho”.
O Carnaval Internacional de Elvas é o maior da região do Alentejo, num investimento da Câmara Municipal de Elvas de 65 mil euros e que assegura a presença de dezenas de milhares de pessoas no centro da cidade.