Professores e educadores em greve esta sexta-feira

Professores e educadores de todo o país vão estar em greve, esta sexta-feira, 31 de janeiro.

A convocação da greve pela Fenprof surge em reação à proposta de Orçamento do Estado para 2020, que a federação diz passar ao lado da educação. Segundo a Fenprof, a área da educação “mantém-se financeiramente estagnada, após uma década em que o financiamento público foi reduzido em 12%”.

“Motivos não faltam para esta e para outras lutas que se seguirão, tais como: a defesa das suas carreiras profissionais; uma aposentação justa, no momento e no valor da pensão; horários de trabalho que respeitem a lei; o fim da precariedade e de todos os abusos que se mantêm; melhores condições de trabalho; a gestão democrática de escolas e instituições; contra a municipalização; por medidas que ponham cobro à violência; pela remoção do amianto em todas as escolas e instituições; um financiamento adequado da Educação, do Ensino e da Ciência e políticas que defendam, valorizem e promovam o serviço público”, pode ler-se no site da Fenprof.

A Fenprof, para além da greve nacional, convocou também para esta sexta-feira uma manifestação, juntando-se ao protesto da Administração Pública em Lisboa.