Novo comandante da GNR de Elvas quer população mais próxima

O capitão João Lourenço é o novo comandante do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Elvas e esteve, nesta tarde de quinta-feira dia 30, no Magazine de Informação e Música, na Rádio ELVAS.

João Lourenço é natural de Portalegre e iniciou o seu percurso na Academia Militar em 2009, a frequentar o curso de Ciências Militares na especialidade de Segurança, tendo ingressado nos quadros de Oficiais da GNR, em 2014.

O atual capitão foi posteriormente colocado no Comando Territorial de Portalegre, em funções como adjunto do Comando de Destacamento Territorial de Nisa. Em 2017, foi nomeado como Tenente no Destacamento territorial de Portalegre até 2018. Ano em que frequentou o curso de promoção a capitão, após o término do mesmo foi colocado no Comando Territorial de Portalegre, como comandante do destacamento de intervenção, e a acumular funções do Centro de Cooperação Policial e Aduaneiro Caia-Elvas, funções que ainda desempenha, e acumula até então, mesmo depois de assumir funções em Elvas como comandante do Destacamento Territorial, no dia 28 de novembro.

João Lourenço acumula estas três funções que afirma que “são um desafio que exige dedicação de empenho e tempo, algo que exige uma grande capacidade de conciliar, mas com vontade e dedicação tem conseguido fazê-lo da melhor forma”.

O capitão afirmou que ingressou na carreira militar “por um desejo pela carreira e os valores que lhe estão inerentes”, mas também por ter a vontade de “contribuir para algo significativo na sociedade, de forma a ajudar as pessoas, através da GNR”.

Como principais desafios neste novo cargo, o Capitão João Lourenço aponta a “gestão criteriosa de recursos humanos e materiais, que tem como responsabilidade no concelho”, procurará evitar “as novas formas de criminalidade emergentes e contribuir para garantir a segurança e bem estar da população”. Desta forma conta com “a colaboração, coordenação e boas relações institucionais com as entidades do concelho”, uma vez que segundo o capitão Lourenço, “são fundamentais para o adequado desenrolar da atividade policial”.

O policiamento de proximidade é um dos objetivos do comandante, que afirma que o mesmo “é essencial para que a população se aproxime e possa confiar na GNR, e só desta forma conseguem prevenir situações que possam vir a ocorrer.”

Uma das operações que tem sido levada a cabo pela GNR é a  operação Campo Seguro que, segundo o capitão Lourenço, “é muito importante para o concelho de Elvas, uma vez que há muitos casos de furto de azeitona”. No entanto nestes últimos anos a prevenção e o policiamento que têm sido feito nos campos tem vindo a resultar numa diminuição de furtos nos olivais”.

O capitão Lourenço destaca ainda a “excelente e essencial colaboração” da GNR com a Guardia Civil, principalmente porque uma vez que “esta zona de fronteira assume muitos problemas nos dois lados” e a colaboração contribui para um trabalho em conjunto sob o mesmo tipo de criminalidade”.

O capitão João Lourenço afirmou ainda que assume estas novas funções “com uma grande responsabilidade, satisfação e orgulho por trabalhar na região”, e com confiança promete dedicar todo o seu empenho, e rigor de forma a “alcançar uma região alentejana ainda mais segura”.