Expo Alentejo destaca potencialidades da região

A Expo Alentejo decorre entre hoje e domingo, dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

Segundo o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, neste certame dá-se destaque ao que de melhor existe na região Alentejo, pelo que espera que a população marque presença no mesmo. Como tal, a autarquia disponibiliza transporte gratuito, no sábado, a quem vive nas freguesias rurais e não tem forma de se deslocar ao Centro de Negócios.

Já o vereador Rondão Almeida, principal responsável pela organização do evento, lembra que, com o certame, procura-se mostrar ao vizinhos da Estremadura espanhola, o “quanto de bom tem o Alentejo”.

O certame terá a sua inauguração oficial às 18 horas, estando agendada, para o período da manhã, uma conferência sobre o “Ensino Superior como motor do desenvolvimento regional”, com as participações do presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, o presidente do Politécnico de Portalegre, Albano Silva, o presidente do Politécnico de Beja, João Paulo Trindade, a reitora da Universidade de Évora, Ana Cosa, e o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Pedro Dominguinhos. A conferência será moderada pelo vice-presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures.

Depois de inaugurado o evento, haverá, entre as 18.30 horas e a meia-noite, degustação de pão, enchidos e biscoitos no stand do Município de Alvito e de produtos locais no stand do Município de Ponte de Sor.

Entre as 18.30 e as 20.30 horas, decorre uma sessão de autógrafos com Higino Maroto e Luísa Currito, estando ainda agendada para as 20 horas a atuação dos Xumbo Torto.

Durante os quatro dias de evento, estará ainda patente uma exposição de fotografia de Sónia Cristina e Sérgio Conceição.