Grupo Bora Lá Elvas alia caminhada, natureza e património

Um grupo de amigas de Elvas decidiu, em 2015, juntar-se a uma caminhada organizada por Luís Lobato Faria, em Juromenha, uma caminhada que incidia sobre o património.

A partir deste momento, começaram a juntar-se, cada vez mais, membros e a participar noutro tipo de caminhadas. Assim, em março de 2018, nasceu o grupo “Bora Lá Elvas”, como explicou à Rádio ELVAS Manuela Baptista, uma das fundadoras do mesmo, ao qual se juntaram “mais umas amigas e neste sentido mandaram fazer umas t-shirts alusivas ao grupo para participaram numa caminhada em Monsaraz”.

Mas foram as nignt run, promovidas Associação Desportiva Ialbax, que levaram este grupo amante das caminhadas a integrar esta Associação Desportiva a convite de um membro da direção, explicou Manuela Baptista.

Estar integrada nesta associação “trouxe mais orientação ao grupo e o conhecimento das diversas prova que existem,” uma vez que o grupo Bora Lá Elvas tem como lema “não há obrigações, vai quem quer, quando quer e quando pode”.

O grupo que tem dos 16 aos 60 anos, começou com seis pessoas e tem atualmente 37 elementos, um número que “tem vindo a crescer, uma vez que só este ano já entraram oito pessoas”, segundo Manuela Baptista.

O grupo Bora lá Elvas participa em vários trails regionais, mas também em Espanha, normalmente com percursos de 10/12 quilómetros, que incidem sobretudo em aliar o gosto por caminhar, com o contacto com a natureza, e património.

Este grupo faz todos os domingos de manhã uma caminhada de cerca de 10 quilómetros fora da cidade, passando por vários locais emblemáticos, e durante a semana há alguns elementos que fazem a caminhada ao final do dia. Em 2019 o grupo Bora Lá Elvas participou em mais de 30 caminhadas, e para este ano tem já agendadas uma Caminhada em Alter do Chão, já este domingo dia 2, e na semana seguinte participam numa caminhada solidária na Serra d’ Ossa, em que as inscrições revertem para o “Lourenço o Lutador“, um menino de Estremoz que necessita de uma terapia em Lisboa;

Quem se quiser juntar ao grupo pode fazê-lo através da página de facebook “Bora Lá Elvas”, e Manuela Baptista afirma que aconselha sempre os novos elementos “a fazer algumas caminhadas para ver se gostam efetivamente e se decidirem entram para a equipa e fazem-se sócios da associação”.

Manuela Baptista afirma que começou a caminhar pelo percurso urbano sozinha, e quando começou os percursos na natureza sentiu que lhe transmitiam “paz e tranquilidade”, e diz que “é tão bom sentirmos o ar puro e a natureza”, e acrescenta que este grupo prima pela entre ajuda, sendo que “o importante não é a equipa, mas sim caminharem juntos”.