Santo padroeiro de São Vicente celebrado com missa e procissão (c/fotos)

A freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, celebrou na tarde deste domingo, 26 de janeiro, o seu santo padroeiro, com uma missão, bênção dos bolinhos de São Vicente e uma procissão.

O dia de São Vicente comemora-se a 22 de janeiro, mas, na freguesia, as cerimónias religiosas acontecem sempre ao domingo. A população não faltou à chamada e, depois da eucaristia, percorreu as principais artérias da freguesia, em procissão.

O padre António Carlos recorda que chegou a São Vicente “faz em outubro 11 anos”, sendo que, este dia dedicado ao padroeiro da freguesia era, por essa altura, desconhecido da população. Foi ele o responsável por integrar estas comemorações no seio da Igreja, em São Vicente, sendo que o número de pessoas a aderir a estas cerimónias foram aumentando com o passar do tempo.

Quanto à questão dos bolinhos, o pároco explica que algumas pessoas sugeriam que se fizesse algo em honra de São Vicente. “Foi uma maneira de cultivar a devoção a São Vicente, mas não é imitando os nossos amigos de Barbacena, que também têm os bolinhos de São Sebastião”, adianta.

Já o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, João Charruadas, revela que os bolos são feitos no Convento de Santa Beatriz e abençoados pelo padre António Carlos. São postos à venda, com as verbas angariadas a reverterem para a igreja.