Gulbenkian financia projeto de Envelhecimento Ativo

A Cooperativa Operária Portalegrense obteve parecer favorável, por parte da Fundação Calouste de Gulbenkian (FCG), para o financiamento do projeto “Entre Tempos”, que tem como objetivo contribuir para um envelhecimento ativo na comunidade, que estimule a autonomia, a participação social e o bem-estar da população idosa do concelho de Portalegre.

O projeto foi candidatado ao concurso “Envelhecimento na Comunidade”, promovido pela FCG, no quadro da sua preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas mais velhas. Entre as 132 iniciativas candidatadas a este programa, Portalegre está na lista das 11 localidades que viram os seus projetos aprovados. Um total de 16 projetos inovadores orientados para “pessoas geograficamente mais isoladas e com desigualdades de oportunidades no acesso à prestação de cuidados a todos os níveis”, de acordo com a fundação.

O “Entre Tempos – Envelhecimento e promoção da qualidade de vida, bem-estar, autonomia e participação social ativa na comunidade” terá a duração de dois anos e teve o seu arranque oficial no passado dia 25 de novembro de 2019.

Durante o tempo de implementação do projeto, a Cooperativa Operária Portalegrense, além do apoio financeiro concedido, receberá da FCG formação para os seus profissionais, numa lógica de capacitação institucional nesta área temática.