MTA e Colégio Luso-Britânico dedicam este mês ao santo fundador

O Colégio Luso Britânico e o Movimento Teresiano de Apostolado (MTA), em Elvas, dedicam este mês de janeiro ao seu Santo Fundador, Santo Henrique de Ossó.

Santo Henrique de Ossó nasceu em 1840 em Vinebre, Barcelona, e dedicou-se ao sacerdócio depois da morte da sua mãe. Começou a evangelizar crianças e organizar as catequeses, em bairros mais pobres e problemáticos, fundou a Associação da Puríssima Conceição para os jovens camponeses, e também a Associação das Filhas de Maria Imaculada e de Santa Teresa de Jesus, o atual MTA. A irmã Maria de Fátima Magalhães afirma que Santo Henrique de Ossó dizia que “o homem só seria bem formado se se educasse a mente e o coração“.

Neste sentido, o Colégio Luso-Britânico e o MTA de Elvas desenvolvem um conjunto de atividades durante este mês. No Colégio Luso-Britânico, este Santo foi dado a conhecer aos alunos, e as suas obras foram postas em prática, sendo que posteriormente foram desenvolvidas atividades e reflexões sobre a vida deste Santo.

Quanto ao MTA, a primeiro atividade decorreu no dia 19, com um encontro de reflexão. Hoje, sexta-feira, dia 24, às 21 horas, tem lugar uma Velada de oração pela paz, na capela do Colégio Luso-Britânico, onde “todos são convidados a refletir sobre a paz, uma vez que este mês também lhe é dedicado”, segundo a irmã Maria de Fátima, a paz é fruto do diálogo, respeito pela natureza, pelas pessoas e pela diferença”,

Amanhã, sábado, dia 24, é a festa de Santo Henrique de Ossó, no Colégio Luso-Britânico, com uma Eucaristia às 18.30 horas, presidida pelo padre Moisés Antunes Janela, seguida de jantar convívio.

Já na segunda-feira, dia 27, o Dia de Santo Henrique de Ossó, o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, preside a uma eucaristia, às 11 horas, na Igreja de Santa Luzia, com os alunos, professores do Colégio Luso-Britânico, seguindo-se uma reflexão com os professores, no Colégio.

Para irmã Maria de Fátima Magalhães, o Santo Henrique de Ossó foi “um homem santo, um homem bom, um homem que pode ser um modelo”.