Marvão apresenta Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia

O Município de Marvão assinala esta sexta-feira, dia 24, a partir das 18 horas, na Casa da Cultura, o 122º aniversário da Restauração do Concelho, com a apresentação da Candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia (FAR) a Património da Humanidade e a respetiva Rota das FAR. As FAR é uma candidatura em série e aberta, que engloba ainda Elvas, Almeida e Valença.

Esta sessão vai contar com a presença de Margarida Alçada (coordenadora da Candidatura), Ceia da Silva (presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo) e Ana Paula Amendoeira (diretora Regional de Cultura do Alentejo), para além dos representantes dos Municípios de Almeida, Elvas e Valença, parceiros na elaboração do dossier de candidatura a Património Mundial da UNESCO.

A partir das 19.30 horas, junto ao Museu Municipal, pode assistir-se a um apontamento pirotécnico, com o intuito de inaugurar, simbolicamente, os novos sistemas de iluminação decorativa do Castelo de Marvão.

Os novos equipamentos instalados (104 projetores), no valor de cerca de 90 mil euros, vão permitir, para além das questões relacionadas com a melhoria da eficiência energética nos sistemas de iluminação pública, recuperar as funcionalidades da vertente da iluminação monumental – parcialmente destruída no incêndio de agosto de 2018 – importante para a promoção turística e cultural do Castelo de Marvão.