O município de Badajoz iniciou uma campanha contra o depósito de lixo fora dos contendores próprios de recolha de lixo, apesar de estes não se encontrarem cheios.
Após várias campanhas sensibilização do Ayuntamiento, continua a haver o depósito de sacos de lixo junto aos contentores, o que originou o desenvolvimento de acções de fiscalização da Policia Local e da empresa de limpeza urbana.
Os sacos de lixo começaram a ser abertos e analisado o conteúdo, de modo a encontrar documentos que possam identificar as pessoas que deixam o lixo na rua.
No interior dos sacos, foi possível identificar os nomes de algumas pessoas que deixam os sacos junto ao contentores e, agora, a Polícia Local irá notificar os infratores que ficam sujeitos a multas de entre 751 e 1500 euros.
Trata-se da primeira vez que o Ayuntamiento de Badajoz desenvolve estas ações que espera possam ser um exemplo para os infratores e, desta forma, contraria as más praticas de higiene e cidadania, tendo começado pelo centro histórico, com o intuito de alargar a outras zonas da cidade e do concelho, onde também há lixo despejado fora dos contentores.