Exposição de obras da Coleção António Cachola inaugurada no MACE (fotos)

A exposição “2012-2020 obras da Coleção António Cachola” foi inaugurada ontem, sábado, dia 18, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, com peças expostas em mais dois locais fora do museu: Paiol de Nossa Senhora da Conceição e Forte da Graça.

A exposição conta com obras de cerca de dezenas artistas portugueses, em vários formatos visuais.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, considera que esta nova exposição é ”mais um fator de atração para o concelho, para Elvas e para o Alto Alentejo, que marca pontos na Arte Contemporânea”. O presidente afirma que o MACE foi “uma boa aposta e é um projeto que tem vindo a ser consolidado”, sendo que esta é das coleções mais importantes de arte contemporânea portuguesa, porque apenas engloba artistas portugueses.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, disse à nossa reportagem que esta exposição é “fabulosa e que dignifica não só a região, mas também o país, com um nível internacional, com peças de excelência”. Ceia da Silva felicita não só Nuno Mocinha, mas também o comendador António Cachola, “por aquilo que tem feito em prol da região.”

Já a diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, valoriza o facto de o MACE ser “o único museu público de arte contemporânea do Alentejo”, que “tem feito um trabalho extraordinário, com exposições do mais alto nível, com rigor e exigência”. Ana Paula Amendoeira acrescenta que “esta exposição podia estar em qualquer sítio pela sua qualidade, mas está no Alentejo”, elogiando o comendador Cachola, “pela forma como concebeu esta exposição, porque surpreende o visitante a cada nova sala”.

A exposição “2012-2020 obras da Coleção António Cachola” foi inaugurada ontem, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, contando ainda com dois locais fora do museu, estando ainda prevista a colocação de uma obra na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, na Rua dos Apóstolos, ao lado do Largo do Colégio.