Vasco Pereira e o Dia Mundial do Compositor

Hoje, dia 15 de janeiro é Dia Mundial do Compositor, uma data que pretende honrar os compositores existentes no mundo.

Desta forma, o convidado do Magazine de Informação e Música na Rádio ELVAS foi Vasco Pereira que é compositor e foi maestro no Coral Públia Hortênsia de Castro, tendo já composto mais de 400 melodias.

Aos oito anos decidiu que queria escrever ao piano, com o intuito de ser compositor, tendo passado pelo Conservatório de Badajoz e mesmo Madrid.

Para Vasco Pereira, “a composição é um ato de pensar, não é só escrever música”, e afirma que “a música é para ser pensada”. Nos concertos acrescenta que “pretende que as pessoas pensem e que os mesmos sirvam para criar emoções. No entanto a composição tem toda uma técnica complexa.

O compositor tem como compositores favoritos Johann Sebastian Bach e Arnold Schönberg. Quando questionado sobre o panorama de compositores nacionais, Vasco Pereira afirma que “há cada vez há mais compositores jovens”.

Neste momento Vasco tem em vista alguns projetos, um deles é constituir um Ensemble com músicos do conservatório e Banda de Badajoz; tem outro projeto com um compositor norte americano, com o objetivo de trazer a juventude para ouvir música clássica novamente. E, o último projeto, pensado a longo prazo, é fazer a gravação de todo o cancioneiro musical de Elvas.

Para Vasco Pereira neste dia Mundial do Compositor, “a verdadeira homenagem prestada é tocando a nossa música”, terminou.