CIMAA promove formação para jovens

No âmbito do projeto educativo co-financiado pela Comissão Europeia – DG EuropeAid “Recognize & Change”, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou a formação do grupo de jovens educadores focada nas temáticas da discriminação e violência.

O “Recognize & Change” iniciou a sua ação em 2018, tendo a duração de três anos, e envolve parceiros do Brasil, Bulgária, Cavo Verde, Espanha, França, Grécia, Itália e Roménia, sendo a CIMAA a entidade que representa Portugal neste projeto. O primeiro ano do projeto foi dedicado à temática da “Identidade e Relações”, em 2019 o “Recognize & Change” focou a sua ação na temática da “ Diversidade e Discriminação”, e neste último ano irá direccionar as suas atividades e workshops com os alunos do ensino básico e secundário para as temáticas da discriminação e violência.

O “Recognize & Change” é um projeto desenvolvido no âmbito do DEAR – Educação, Desenvolvimento e Educação, que tem como público-alvo, especificamente, jovens dos 11 a 30 anos, e o seu objetivo é aumentar a consciencialização sobre as diferentes formas de violência e discriminação, particularmente as relacionadas às origens culturais, migratórias e de género, incentivando a participação ativa na divulgação de uma cultura inclusiva e não discriminatória. A educação por pares é aplicada a forma principal para aumentar a consciencialização dos jovens, para promover a aprendizagem mútua.