Hoje 6 de janeiro é Dia de Reis

O Dia de Reis é celebrado hoje, segunda-feira, 6 de janeiro, e a data pretende assinalar o culminar da época natalícia.

A Rádio ELVAS foi perceber, junto da população elvense, de que forma se assinala este dia e como é vivida esta tradição.

José Rente não celebra este dia e considera que “é mais vivido do outro lado da fronteira, nomeadamente em Badajoz”. Como comerciante, assinala que o feriado “atrai mais espanhóis até Elvas, o que é melhor para o negócio”.

Paula Mota também não assinala a data, mas considera que “o Cantar aos Reis, que se vive nas freguesias do concelho é uma tradição que se deve manter”.

Elsa Guerra costuma assistir ao Cantar aos Reis em São Vicente, lamentando que não existam tantos jovens a participar nesta tradição, e afirma que a população da freguesia costuma aderir a esta tradição que nunca se deve perder. Já Lídia Bento dos Santos comemora o dia de Reis com a compra do tradicional Bolo Rei e em convívio com a família.

A nossa reportagem falou ainda com Juan Carlos, natural de Badajoz, que afirmou ser esta uma tradição vivida de uma forma muito especial em Espanha, pois propicia o encontro de familiares que se encontram longe. Para as crianças, este também é um dia especial  uma vez que é altura de abrir os presentes e depois assistirem ao Desfile da Chegada dos Reis Magos, na cidade pacence.