Espírito das Festas do Povo revivido em Campo Maior (fotos+vídeos)

Mais de uma centena de campomaiorenses saíram na tarde deste sábado, 4 de janeiro, à rua, para recordar o espírito das Festas do Povo, através do som das pandeireitas e das vozes que entoam as tão famosas Saias de Campo Maior.

Teve como principal objetivo esta arruada cativar e persuadir aqueles que ainda não inscreveram as suas ruas nas Festas do Povo, que se pretende que sejam uma realidade em agosto deste ano. Para além disso, assegura o presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, esta reunião das gentes da vila procurou ser “um momento de diversão”.

“As pessoas que aqui estão são todas defensoras acérrimas do que são as Festas do Povo de Campo Maior e eu espero que esta arruada possa sensibilizar aqueles moradores que ainda estão um pouco indecisos a tomarem um passo definitivo, no sentido de inscreverem as suas ruas, na Câmara ou na Associação das Festas”, revela o autarca.

Muacho recorda ainda que as eleições para os novos corpos sociais da Associação de Festas do Povo acontecem no dia 16 deste mês, sendo que, ao que tudo indica, pelo menos uma lista apresentar-se-á a sufrágio. Até à data, avança o presidente do município, ao todo, são cerca de 23 as ruas que estão já inscritas para estas festas. “Há ainda 12 ou 13 ruas que estão ainda numa incógnita”, acrescenta.

As Festas do Povo poderão ser reconhecidas como Património da Humanidade pela UNESCO em 2021, pelo que, se estas não se realizarem este ano, “terão mesmo que acontecer no ano que vem”, garante ainda Muacho.