Higino Maroto apresentou “Barbacena, meu amor!”

O romance “Barbacena, meu amor!”, de Higino Maroto, foi apresentado à população desta vila, no Pavilhão Multiusos de Barbacena.

A data da apresentação foi escolhida por ser o dia em que foi atribuído o foral Manuelino a Barbacena, e relata, em forma de romance e através das personagens da obra, “factos que decorrem entre o final do século 19 e os dias de hoje”, sendo “a história da nossa gente, que antigamente podiam cultivar as terras na nossa vila” e “nasceu na infância, com o meu avô Barnabé”.

Uma obra que idealizou para editar em livro há cerca de 50 anos e que foi “criando ao longo do tempo, com a leitura e a vida”, não tendo sido editada antes porque “faltava uma cronologia dos acontecimentos, para fazer um romance com uma sequência lógica”.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Cláudio Carapuça, marcou presença nesta apresentação, tendo dado os parabéns ao “autor, por apesar de estar fora do concelho, manter esta estreita ligação à terra que o viu nascer”, sendo por isso com “muita honra que aqui estou hoje”, afirmou.