Pacto Ecológico Europeu no “Espaço Europa”

A Comissão Europeia apresentou recentemente o Pacto Ecológico Europeu, que tem por objetivo, através de várias metas ambientais, tornar a economia da União Europeia mais sustentável.

Ana Pereira, do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa” lembra que o combate às alterações climáticas “é uma das principais preocupações” da recém-eleita Comissão Europeia.

O principal objetivo da Comissão Europeia com este Pacto Ecológico, explica Ana Pereira, passa por, até 2050, “a Europa produza zero emissões de carbono a atmosfera”. Para alcançar esta meta, a Comissão Europeia apresentou o Pacto Ecológico Europeu, um pacote de medidas extremamente ambicioso que deverá permitir às empresas e aos cidadãos europeus beneficiar de uma transição ecológica sustentável.

As medidas serão acompanhadas de um roteiro inicial de políticas fundamentais, que vão desde uma redução ambiciosa das emissões até ao investimento na investigação e na inovação de ponta, a fim de preservar o ambiente natural da Europa.