Gripe: 15 mil pessoas já se vacinaram no distrito de Portalegre

Cerca de 15 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe, no distrito de Portalegre, no decorrer da campanha de distribuição gratuita, que teve início a meio de outubro. O número de vacinas distribuídas, tendo em conta aquelas que foram requisitadas, corresponde a uma taxa de 78 por cento.

Até à data, garante a delegada de saúde regional, Margarida Silva, que não existem casos a registar, mas que o pico da gripe ainda está por chegar. “Está-se à espera que o pico de gripe apareça dentro de 15 dias; ainda não estamos na época forte da gripe”, assegura.

Margarida Silva espera que as pessoas que ainda não se vacinaram, que o façam. “Estamos à espera que aumente a incidência do vírus e, como tal, quantas mais pessoas forem vacinadas, melhor, dada a probabilidade de se infetarem e contagiarem outros”, revela.

De recordar que a vacina administrada, este ano, no Serviço Nacional de Saúde, é tetravalente, combatendo quatro tipos de vírus da gripe.

A vacina é gratuita para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, diabéticos, pacientes que realizam terapêutica de substituição renal crónica (diálise), têm trissomia 21 ou foram submetidas a transplante de células precursoras hematopiéticas ou de órgãos sólidos. Profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde e bombeiros podem ser também vacinados de forma gratuita.