Deputados do distrito de Portalegre questionam ministra sobre apoios

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo de Portalegre, Luís Moreira Testa e Ricardo Pinheiro, questionaram a ministra da Cultura, Graça Fonseca, acerca do financiamento que, a nível nacional corresponde a incremento considerável dos apoios estatais às artes. Contudo, a região do Alentejo, em particular o distrito de Portalegre, não sentiram esse estímulo.

Luís Moreira Testa e Ricardo Pinheiro pediram à responsável governamental para esclarecer quais os critérios objetivos que levaram à exclusão da candidatura da Associação Marvão Internacional Music Festival, entidade responsável pela organização do Festival Internacional de Música de Marvão, e de que forma pondera o governo suprir as carências relacionadas com esta exclusão.

Os deputados questionaram, ainda, porque é que tendo sido anunciado um reforço da dotação do programa de financiamento às artes, como pode a região Alentejo, que, por sinal, tem uma oferta cultural mais precária, ter uma redução na dotação atribuída, quando todas as outras regiões do país crescem significativamente.

Por fim, Luís Moreira Testa e Ricardo Pinheiro pediram, também, a Graça Fonseca que admita haver a possibilidade de criar um modelo de discriminação positiva aos eventos que se organizem em territórios de baixa densidade, como é o caso do Alto Alentejo.