CEAN desenvolve projeto “Gentes d’Aqui”

O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, divide o trabalho que realiza com as crianças, ao longo do ano letivo, em várias oficinas temáticas, todas elas relacionadas com o projeto educativo em curso. Este ano, são as tradições, o património e os costumes de Campo Maior que se encontram em destaque no projeto “Gentes d’Aqui”.

Carlos Pepê, professor e coordenador pedagógico do centro, promove com os alunos a “Oficina da Memória”, trabalhando a “memória coletiva campomaiorense, numa perspetiva científica, e levar as crianças a descobrir as origens de Campo Maior, do ponto de vista natural”.

Também ao nível da expressão dramática e musical, este projeto educativo tem ganhado forma, no qual o testemunho e o conhecimento das pessoas da terra são fundamentais. “A minha colega Ana Paio, na expressão dramática, está a fazer um trabalho muito giro sobre as alcunhas, o nome, a toponímia”, revela Carlos Pepê. Já Sancho Moura, ao nível da música, tem trabalhado com as crianças ao nível das famosas Saias de Campo Maior.

“Este projeto vai ser regado com muito conhecimento das pessoas de Campo Maior – os avós, a família, especialistas de várias áreas – e só vai resultar se conseguirmos unir toda a comunidade e é, nesse sentido, que nos estamos a esforçar”, remata o professor.