Município de Elvas representado no congresso da ANMP

O Município de Elvas marca presença no congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que está a decorrer desde ontem, sexta-feira, dia 29, em Vila Real e onde vão ser abordados temas como a criação de regiões administrativas e o financiamento do poder local.

Neste congresso, além do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, que faz parte dos órgãos diretivos da ANMP, estão também presentes o vice-presidente da Câmara Municipal, Cláudio Carapuça, o presidente da Assembleia Municipal de Elvas, Gaspar Magarreiro, e o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, sendo que este reúne cerca de 800 autarcas de todo o país.

Sob o lema “Descentralizar, Regionalizar, Melhor Portugal”, o XXIV congresso da ANMP tem no seu programa o debate de temas como a “Organização do Estado”, o “Modelo de Desenvolvimento do País” e o “Financiamento Local”, sendo que a abertura contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

A sessão de encerramento do Congresso está marcada para este sábado e contará com a presença do primeiro-ministro António Costa.

Os congressos da ANMP realizam-se de dois em dois anos: um a seguir às eleições autárquicas, no qual são eleitos os dirigentes da ANMP tendo em conta os resultados eleitorais, e um outro dois anos depois, a meio do mandato autárquico, em jeito de balanço.