Projeto pretende combater obesidade e diabetes nas escolas

Um projeto de prevenção da diabetes está a decorrer nas escolas de Elvas. A iniciativa está a ser desenvolvida pelo médico Pintão Antunes, em colaboração com o Centro de Saúde de Elvas e o Projeto Mais Sucesso, da Câmara de Elvas.

Segundo Pintão Antunes, “as equipas de trabalho fazem um rastreio nas escolas e as que estejam em risco são encaminhadas para uma consulta na Fundação Mariana Martins”. O médico considera ainda que “é essencial a colaboração dos pais”.

O enfermeiro Henrique Bela Corsa colabora nas consultas de diabetes e considera que “o sedentarismo está muito implementado junto das crianças que acabam por não fazer exercício físico fora das escolas”.

Carina Picado, técnica de desporto no projeto Mais Sucesso, refere que “as crianças contam com um acompanhamento personalizado dividido por várias áreas”.

Já Xavier Ferreira, médico no Centro de Saúde de Elvas, considera que “mais importante que tratar doenças, o essencial é a sua prevenção”.

O trabalho deste projeto é desenvolvido nas escolas de Elvas, junto das crianças e das famílias com o objetivo de despistar a diabetes tipo 2 e prevenir a obesidade infantil.