Alunos da Secundária de Elvas dão brilho à Praça da República

A árvore de natal que este ano dá luz e brilho à Praça da República, em Elvas, está quase pronta para ser apreciada por todos, resultando de um projeto desenvolvido por alunos finalistas do Curso Técnico de Eletrotecnia, da Escola Secundária D. Sancho II.

Um dos professores responsáveis por este projeto, Pedro Esteves, lembra que esta árvore de natal é o resultado de um desafio que foi lançado pela Câmara de Elvas e a Associação Empresarial à escola e aos alunos. “Tem um autómato para que isto (a iluminação) ligue e desligue e esperemos que seja do agrado das pessoas de Elvas”, adianta.

Esta é mais uma atividade que tem por objetivo tornar estes alunos “bons profissionais”, sendo um projeto “de prática em contexto de trabalho”. Pedro Esteves revela ainda que espera que este projeto seja um incentivo para outros jovens elvenses, no sentido de desenvolverem outras iniciativas na cidade.

Já José Pereira, um dos alunos envolvido nesta iniciativa, explica que este era, inicialmente, um projeto de apenas um colega, mas, tendo em conta todo o trabalho que estava subjacente ao mesmo, decidiram unir esforços. “Acho que este ano isto vai ficar engraçado, é uma coisa diferente e estamos aqui a preparar tudo para que amanhã esteja tudo pronto”, acrescenta.

Também José Paixão, que colaborou na construção desta árvore de natal, lembra que os últimos meses foram de bastante trabalho: “foi por LED, tirar LED, montar a estrutura; mas temos uma boa turma e, todos os unidos conseguimos”. “Está aí o nosso trabalho, posto à prova”, remata.

A iluminação de natal do centro histórico, incluindo a desta árvore, que tem cerca de dez metros de altura, será ligada na noite de amanhã, sábado, 30 de novembro, por volta das 23 horas.