Lousada vence Prémio Ação Transformadora no “Espaço Europa”

Lousada, no distrito do Porto, venceu o Prémio Ação Transformadora 2019, e ficou à frente de grandes cidades como Berlim, na Alemanha. Este é um prémio europeu de sustentabilidade, que prevê mudar atitudes, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas neste sentido.

O município de Lousada tinha vários problemas, como poluição da água, sofreu com incêndios florestais e estava a perder biodiversidade. Neste sentido, Ana Pereira, do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo, refere que “o município implementou algumas estratégias que levaram a que Lousada vencesse o prémio, como o facto de ter “plantado 40 mil árvores nativas, que contaram com 4500 voluntários, e desta forma envolveu os cidadãos com a natureza local; foram recuperados 20 hectares de terras degradadas e ciadas 20 lagoas para a vida selvagem, e registou-se ainda um grande aumento na reciclagem de vários resíduos.”

Para além do reconhecimento atribuído ao município de Lousada, foi entregue ainda um valor de 10 mil euros para que continue a desenvolver outras ações transformadoras e adotem novas formas de sustentabilidade.

Este prémio é promovido por uma rede internacional de governos locais que trabalham para a sustentabilidade, e criaram uma plataforma europeia de vilas e cidades sustentáveis, e é financiado pelo Comité das Regiões e o Banco Europeu de Investimento.