Isidro Santos, presidente do Banco Alimentar de Portalegre na Rádio ELVAS

O Banco Alimentar contra a fome realiza este fim-de-semana, dias 30 de novembro e 1 de dezembro uma campanha de recolha de Alimentos, em todas as superfícies comerciais, a nível nacional.

Isidro Santos, presidente do Banco Alimentar Conta a Fome, em Portalegre refere que “esta é a segunda campanha anual e decorre nos 15 concelhos do distrito de Portalegre, nas superfícies comerciais, já nos concelhos mais pequenos decorre também nos mini mercados locais.”

Esta é a campanha normal de recolha de géneros, Isidro Santos diz que  “esta é a parte mais visível, no entanto a missão dos Bancos Alimentares é lutar pelo desperdício alimentar”, e afirma que “atualmente existem cada vez menos voluntários, o que não permite, por exemplo ir a locais onde há sobra de alimentos, e distribuir pelas instituições parceiras que distribuem posteriormente pelas pessoas que mais precisam”. A nível distrital são 350 os voluntários distribuídos pelos armazém e superfícies comerciais.

A nível de dados, na campanha que decorreu em dezembro de 2018, em Elvas, “foram recolhidos 4900 quilos, já em 2017 no mesmo mês 6600 quilos, verifica-se portanto um decréscimo significativo de um ano para o outro”. Isidro Santos apela à população para que seja solidária nesta causa e ajude aqueles que mais precisam.