Fehispor acabou este domingo após 4 dias de feira

A 30ª edição da Fehispor, Feira de Espanha e Portugal, terminou ontem, domingo, dia 24. Uma edição muito especial e de celebração pelo facto de assinalar 30 anos de desenvolvimento de relações hispano-lusas.

O desenvolvimento da feira foi muito positivo, uma vez que evidenciou a importância das relações económicas, sociais e culturais entre os dois países, e especialmente entre as regiões limítrofes como a Extremadura e Alentejo, como milhares de pessoas tiveram a oportunidade de comprovar, ao visitarem a feira.

O objetivo de estabelecer relações entre os dois países como principal característica da Fehispor foi conseguido através do desenvolvimento de atividades com um caracter luso-espanhol, como a agenda de jornadas técnicas de cooperação transfronteiriça impulsionadas por várias instituições.

A principal novidade desta edição foi a Turiberia, o novo espaço temático dedicado ao turismo, onde os visitantes puderam passear pelos destinos turísticos que mais se destacam na Extremadura e Alentejo, e em geral, em Espanha e Portugal, convertendo-se numa ótima ferramenta de promoção do turismo ibérico, e que contou com a colaboração da Confederação Empresarial de Turismo da Extremadura CETEX e o Cluster de Turismo Extremenho. Ainda nesta zona e com grande destaque esteve a exposição “Qatar 2022, Estádios do Mundial de Futebol”, onde estavam expostos oito estádios do Mundial de Futebol, cidade onde irá decorrer o mundial e que se supõe todo um marco a nível arquitetónico, desportivo e tecnológico, e onde foram sorteados 300 bolas promocionais.

Também o artesanato tanto estremenho como alentejano, nos seus respetivos espaços foi muito apreciado pelos visitantes. O espaço estremenho contribuiu para fomentar a marca de Artesanato da Extremadura que contou com o apoio da Extremadura Avante do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional: “uma maneira de fazer europa”. O pavilhão gastronómico também contou com um importante ambiente, permitindo ao público espanhol e português degustar e adquirir produtos tradicionais de maior qualidade.

Outros dos destaques desta feira foi a exposição “Seper-Heróis Badajoz” onde os mais pequenos e as famílias tiveram a oportunidade de ver uma das melhores coleções privadas sobre o Universo dos Super heróis da MARVEL. Contou com figuras em tamanho real, réplicas e figuras articuladas.

Tudo junto fez deste certame uma importante feira que atrai a atenção das regiões limítrofes como a Extremadura e o Alentejo que têm muito que ensinar ao mundo e que aprender entre eles, daí a importância de celebrar estas trinta edições de uma feira como esta.