CIMAA no forum do corredor sudoeste ibérico em Badajoz

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo participou na passada quinta-feira, dia 21, no 4º Forum Transfronteiriço do corredor sudoeste Ibérico em Badajoz, fazendo-se representar pelo seu presidente, Hugo Hilário.

O Corredor Sudoeste Ibérico é um conceito que pretende definir uma realidade que não existe hoje, mas quer implementar num futuro próximo. Pretende a criação de um sistema dinâmico gerado num território como resultado das entradas produzidas pela infraestrutura. Tradicionalmente, o território é definido como um espaço delimitado pelas fronteiras, que contém estruturas de poder, uma população com tradições e uma capacidade de tomada de decisão sobre seu território. O conceito de “corredor” não é definido pelo espaço e pela infraestrutura, mas pelos fluxos que percorrem alguns eixos, ou seja, pela sua integração num sistema superior com a sua própria dinâmica independente que foge às decisões políticas.

O Corredor Sudoeste Ibérico pretende ser um novo eixo de desenvolvimento internacional nas proximidades das Infraestruturas de conexão entre Madrid e Lisboa.