Nova Associação Académica do IPP toma posse

A nova Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre (AAIPP) tomou posse na passada sexta-feira, dia 15 de novembro. O ato solene, que empossou Diogo Aragonez como novo presidente do órgão, ocorreu no auditório dos serviços centrais do Politécnico de Portalegre, em Portalegre, e contou com a presença do presidente da instituição, Albano Silva, do diretor regional do IPDJ para o Alentejo, Miguel Rasquinho, entre outros convidados.

Após as eleições do passado dia 13 do presente mês, Diogo Aragonez, estudante da licenciatura em Gestão – ESTG, foi eleito como o novo presidente da direção da AAIPP com 374 votos. Na tomada de posse, o discurso do novo presidente focou diversos aspetos como a ligação dos estudantes à cidade, e vice-versa, a tentativa de atrair cada vez mais talento/alunos e também a necessidade de a nova AAIPP ser capaz de bem representar os alunos, resolvendo problemas.

“Apenas com a colaboração e sinergias entre entidades conseguiremos evoluir. Um investimento no Politécnico será sempre um investimento na cidade e no desenvolvimento da mesma”. Estas foram as palavras de Diogo Aragonez, às quais acrescentou que é “urgente a criação e a melhoria das vias de comunicação para o Campus”, pedindo ainda um “aumento das carreiras e um ajustamento nos horários dos autocarros”. Além disto, manifestou ainda a vontade de ver iniciadas as obras de uma nova residência e também de abrir uma papelaria no campus.

Ainda no campo da criação de laços entre alunos/instituição e cidade, o jovem eleito deu a conhecer algumas iniciativas que pretendem juntar os dois lados. A 2ª edição do “Olival Solidário”, que desta vez será realizado “em parceria com instituições de cariz social do nosso concelho, numa ótica de inclusão e fomento do conhecimento, levando-os assim a conhecer o Campus e todo o processo de colheita e processamento do azeite”, a criação do programa “Bolsa de Habitação, cujo objetivo é facilitar a vida a estudantes e arrendatários, e também do programa “Volta às Origens”, que pretende levar atuais alunos do politécnico a partilhar as suas experiências junto dos estudantes que frequentam as suas antigas escolas secundárias, são apenas alguns dos exemplos, aos quais acrescem a criação de um cartão de sócio, de um manual de normas ecológicas, “para diminuir a pegada ecológica da associação” e o aumento de atividades desportivas.

Na tomada de posse, Diogo Aragonez analisou também o atual momento da associação académica, não escondendo que financeiramente o cenário não é o melhor, mas salientou a confiança que tem na sua equipa – “Analisei e equacionei tudo aquilo que cada um deles poderá acrescentar a esta Associação”.

Além disto, o discurso do agora presidente da Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre foi rematado com outra vontade expressa. A de trazer a semana académica para o centro da cidade, evento que nos últimos anos se tem realizado na NERPOR – “Não poderia deixar passar esta intervenção sem fazer um apelo e expressar esta vontade. A Semana Académica é o nosso principal evento, mas tem de passar a ser um dos principais eventos do nosso concelho. Para isso pretendemos construi-la de forma a ser do interesse de todas as faixas etárias, interligando-a e criando parcerias com várias Associações e entidades locais. Para mim, a Semana Académica é um evento com potencial para ser uma marca a nível distrital, mas para o assim ser, teremos que mudar a localização da mesma”.

A tomada de posse contou ainda com o discurso do presidente do Politécnico de Portalegre, Albano Silva, onde o mesmo desejou toda a sorte do mundo à nova associação e relembrou a dura tarefa que esta tem pela frente, mas enfatizou o facto de já conhecer o novo presidente há muito tempo e, por isso, deposita no mesmo total confiança.

A nova associação académica é constituída por 41 pessoas, dividas em quatro departamentos, Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direção.