Agrupamento de Escolas de Borba tem alunos do ERASMUS +

O Agrupamento de Escolas de Borba recebe, até sexta-feira, dia 15, alunos belgas, cipriotas e espanhóis cumprindo a terceira mobilidade do projeto Erasmus+.

O projeto “Let’s Learn About Heritage Through the ICT” teve início numa parceria eTwinning que se tornou Erasmus e obteve financiamento para os intercâmbios de alunos e professores com o apoio da equipa e da direção que reconhece estes projetos como uma mais valia para a comunidade educativa.

No passado ano letivo, alunos e professores estiveram em Valência/Catarroja em Espanha e em Kortrijk na Bélgica. Durante as visitas os alunos têm atividades específicas que compreendem visitas de estudos e trabalho colaborativo entre alunos e professores que permitiram aprender mais sobre o património natural, cultural e imaterial além do desenvolvimento de competências linguísticas e digitais.

Em Borba, o agrupamento preparou um vasto programa, desde a realização de um jogo em Borba ao aprender desenho digital, evento de desenho com os Urban Sketcher, maratonas fotográficas e intervenção de um especialista em património. As atividades têm lugar em Borba, com percurso cultural, Festa da Vinha e do Vinho, Adega, e também em Estremoz, com um percurso pela praça e visita à oficina dos Bonecos de Estremoz, património da Unesco; e em Vila Viçosa, uma visita ao castelo e palácio, e em Elvas (percurso do turismo militar património da Unesco, Forte da Graça, Museu Militar e Fábricas das Ameixas de Elvas) e ainda em Campo Maior, no Centro de Ciência do Café e Centro Comunitário, para ver as flores de papel, candidatas a património imaterial da humanidade.

Além do município de Borba, que é nosso parceiro e tem evidenciado todos os esforços para a concretização do programa, os municípios limítrofes também se juntaram a esta ação com o objetivo de partilhar o que de melhor existe no Alentejo.

Será uma semana que requer muita energia na comunidade escolar, pois além das três turmas do nono, também as famílias que acolhem os alunos das diferentes nacionalidades estão empenhados em proporcionar momentos especiais.