ARKUS vence prémio Boas Práticas de Associativismo Juvenil

A Associação Juvenil ARKUS, de Elvas, venceu, a nível regional, o Prémio de Boas Práticas de Associativismo Juvenil, com o projeto “Mima a tua Escola”, entregue pelo Instituto Português do Desporto e de Juventude (IPDJ).

A realização do concurso “Prémio de Boas Prática de Associativismo Juvenil” pretende distinguir as associações juvenis, inscritas e efetivas no Registo Nacional do Associativismo Jovem, que se destacaram pelas suas características e projetos de relevo.

Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ para o Alentejo, explica que é um prémio instituído pelo IPDJ a nível nacional, “cada associação apresenta a sua candidatura que é analisada pelo júri e, neste caso foi a ARKUS que se distinguiu pelo melhor projeto de atividades dirigida ao público juvenil e não só”.

A ARKUS desenvolveu “um projeto com grande sucesso, com realização de mimos que levaram às escolas para promover as boas práticas ambientais, uma forma diferente de estabelecer contacto com os jovens,” o que se demonstrou “inovador para o júri dos três distritos”.

No dia 5 de dezembro, a ARKUS apresenta o seu projeto na sessão nacional que decorre em Amarante e onde todas as associações regionais recebem o seu prémio. Miguel Rasquinho afirma que “esta é uma sessão diferente que conta com debates e partilha de ideias entre associações, onde participam todas as associações a nível nacional”.

A Associação Juvenil Arkus venceu o prémio de boas práticas pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude e teve um prémio no valor de 1500 euros. Foi ainda atribuída uma menção honrosa à Ekosiuvenis – Associação Juvenil de Castelo de Vide, pela sua atividade de apoio aos jovens, com um prémio de 350 euros.