Mês Internacional dos Direitos das Crianças no Agrupamento de Campo Maior

No dia 20 de novembro comemora-se a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Portugal ratificou esta convenção no dia 21 de setembro de 1990.

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior inicia hoje, dia 7, o assinalar destes direitos, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro. Trata-se da sensibilização da população para o conhecimento da convenção dos Direitos das Crianças, com a colaboração da Escola Segura e crianças do pré-escolar, 1º e 2º ciclo.

Na Escola Secundária de Campo Maior decorrem sessões de cinema que retratam os direitos da criança. Desta forma, no dia 14, quinta-feira é exibido o filme “Juno“, para os alunos do 10 e 11º e 12º ano, entre as 10 horas e 13 horas, e as 14.30 horas e 17 horas.

No dia 18 tem lugar a exibição do filme “O Rapaz que prendeu o vento”, para alunos do 7º, 8º e 9º ano, no mesmo horário. No dia 27, às 21 horas o filme é novamente exibido, mas conta com a participação dos pais e do público em geral.

Todas as exibições de filmes são seguidas de análise e debate sobre o mesmo.

A convenção sobre os Direitos da Criança assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com os direitos da criança, sejam eles a nível civil, político, económico, social e cultural, como a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e o desenvolvimento e opinião da criança.