Igreja do Espírito Santo (Évora) vai ser recuperada

unnamed (7)A aprovação da candidatura para o financiamento da Recuperação e Requalificação da Igreja do Espírito Santo de Évora, submetida ao abrigo do Programa Operacional Regional do Alentejo, Alentejo 2020, vem possibilitar, através da captação de 2,5 milhões de euros, a urgente intervenção na igreja construída pelos Jesuítas nos anos de 1566/72. Deste valor base, 25% terão de ser assumidos pela entidade adjudicante, o Seminário Maior de Évora.

No passado dia 28 de outubro, saiu em Diário da República o lançamento do respectivo concurso público que viabiliza a salvaguarda e valorização deste testemunho essencial da arquitectura, arte e missão da Companhia de Jesus. Este projecto conta com a parceria da Direcção Regional da Cultura do Alentejo e do Laboratório Hércules, da Universidade de Évora, para alcançar os objectivos principais relativos a este importante património edificado, móvel e integrado.

Assim, estão previstas no respectivo anúncio, nº 11323/2019, as obras de restauro, estrutura e consolidações, infraestruturas eléctricas, mecânicas, águas e esgotos, museológicas e acessibilidades exteriores, a serem cumpridas no prazo de 18 meses.